

PORTARIA Nº 849,
de 27 de março de 2017
Ministério da Saúde
INSTITUTO MILLENIUM DE ESPECIALIZAÇÕES
DESDE 2006 EDUCANDO PARA UM NOVO MILLENIUM
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM NATUROPATIA
01

OBJETIVO DO CURSO:
A NATUROPATIA ou medicina natural, é uma forma de terapia, orientada para um sentido mais amplo de cura, reafirmando a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde, visando tratar o ser humano em seu todo: corpo, mente e espírito. Combinando tratamentos convencionais e terapias complementares, cuja segurança e eficácia, tenham sido cientificamente comprovadas.
Essa abordagem realça, que não é somente o médico quem fornece a cura, destacando também a participação ativa do paciente – por meio de medidas simples, tais como a prática de exercícios físicos, a adoção de um plano alimentar adequado, a gestão do estresse, entre outras atitudes – para a maximização de sua saúde.
Além disto, enfatiza o relacionamento terapêutico, e emprega todas as terapias adequadas para cada caso; tanto as convencionais como as complementares. No entanto, a NATUROPATIA, não é sinônimo de medicina alternativa e sim, de medicina complementar.
Definimos como alternativa a medicina que preconiza terapias que excluem o tratamento convencional. Por exemplo, o uso de um fitoterápico em substituição à quimioterapia para tratar um tumor. As práticas integrativas e complementares por sua vez, usa terapias e orientações médicas que, como o próprio nome enfatiza, complementam o tratamento convencional. Com base no mesmo exemplo, seria o uso da acupuntura para diminuir as náuseas provocadas pela quimioterapia.
Um dos principais motivos da ascensão da medicina natural ou naturopatia, é a consciência, de que a sua prática, reduz os custos de duas maneiras: deslocando o foco dos tratamentos da doença para a promoção da saúde, por meio do cuidado com o estilo de vida, enfatizando o potencial inato de recuperação do organismo; oferecendo e popularizando tratamentos mais baratos, cujos resultados são tão bons ou melhores, que os remédios alopáticos e outras terapias convencionais.
Esta modalidade atualmente, muito difundida nos Estados Unidos, estabelece que a boa medicina é a que utiliza todos os tipos de terapias consagradas cientificamente; sejam elas oriundas da medicina convencional ou de sistemas médicos complementares. Ela visa abordar a pessoa em seu todo, incluindo os aspectos do estilo de vida, enfatizando as relações terapêuticas entre o paciente e o médico.
Hoje, Medicina Integrativa “Integrative Medicine”ou Práticas Integrativas e Completares (portaria nº702 de 21 de março de 2018), como a Naturopatia, estão presentes em mais de 60 (sessenta) centros universitários acadêmicos americanos como: Harvard, Arizona, Massachusetts, Mayo Clinic, Cleveland Clinic, Califórnia, entre outras.
Nesta medicina devemos olhar para o paciente INTEGRALMENTE, elegendo as melhores práticas para o mesmo, a partir da análise de sua história, seu momento, suas patologias, seus hábitos e seu estilo de vida - quando necessário, em sintonia com seu tratamento convencional.
Esta modalidade médica, visa agregar o melhor da medicina convencional e da medicina complementar utilizando todos os tipos de terapias sustentadas cientificamente, sejam elas oriundas da medicina; convencional e/ou complementar. Uma proposta mais voltada, à prevenção, e à real promoção da saúde.
PRINCÍPIOS:
•Uma parceria entre o paciente e o médico no processo de cura.
• Uso apropriado de métodos e terapias, oriundos da Medicina Convencional e de Sistemas, Médico Complementares.
• Consideração de todos os fatores, que influenciam a manutenção da saúde e o aparecimento das doenças, incluindo-se o corpo, a mente e o espírito, bem como a comunidade (suporte social).
• Uso de métodos e terapêuticas naturais, efetivas e não invasivas, sempre que possível.
• Utilização de conceitos cientificamente atestados na promoção da saúde e na prevenção e tratamento das doenças.
• O estabelecimento de uma abordagem, interdisciplinar e transcultural, comprometida com o processo de autoconhecimento e desenvolvimento.
• Reconhecimento que a boa medicina, deve ser baseada em boa ciência, devendo ser investigativa e aberta a novos paradigmas.
DISCIPLINAS
Módulo I
- Introdução a Medicina Natural
- Bases Legais da Naturopatia e Legislação Vigente
- Bioquímica
- Alimentação e Nutrição
- Trofoterapia e Nutracêutica
- Metodologia do Ensino Superior/Metodologia Coaching
Módulo II
- Anatomia e Fisiologia
- Cinesioterapia- Saúde Física e Mental
- Bases da Fitoterapia Clínica- l e ll
- PNPIC/PNPMF
- Metodologia da Pesquisa Científica
Módulo III
- Musicoterapia e Aromoterapia
- Arteterapia
- Geoterapia e Termalismo/Crenoterapia
- Psicologia em Naturopatia e Arteterapia
- Métodos Laboratoriais/Alternativos e Análise Terapêutica
- Ética Profissional
* Entrega de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:
· Compreender o conceito e princípios da NATUROPATIA e suas bases teórico-práticas;
· Sugerir abordagens integrativas com segurança em sua prática profissional diária;
· Incorporar, no seu dia-a-dia, recursos de autocuidado em nutrição, manejo do estresse e praticas integrativas que também possam ser compartilhadas com seus pacientes e clientes com segurança e efetividade.
· Manter um diálogo e troca efetiva de informações entre os diferentes profissionais envolvidos, na prática de terapias integrativas e sua aplicação em saúde, com vistas ao trabalho interdisciplinar.
DURAÇÃO 18 MESES.
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM NATUROPATIA
VALOR DA MATRÍCULA: R$100,00
MENSALIDADES
*Pagamento até o 10º dia do mês:R$199,00
*PAGAMENTO DA MATRÍCULA POR DEPÓSITO BANCÁRIO
**Obs: Neste próximo semestre o depósito da matrícula, ainda será no nome da Coordenação dos Cursos Prof. Noemia, por não ter sido ainda possível, a conclusão da transferência da nossa Sede aqui para Curitiba- Paraná, devido este período da Pandemia e fechamento dos principais Órgãos Públicos Competentes. (dados da conta por e-mail ou Whats App).
Ao terminar, o aluno receberá, o certificado de:
- CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM NATUROPATIA.
PARA MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI!